O festival de Webéries de Marsellie, na França é um dos mais importantes eventos do formato de séries curtas para internet. Ao lado do Festival de Los Angeles, eles foram os pioneiros (desde 2011) e por isso são considerados os "Oscares" da categoria.
Eu tenho a hora de ser o único diretor a ser 3 vezes indicado para o festival Francês. A primeira vez foi com Heróis, em 2012, depois com cidade do Sol, em 2015 e por fim com Segunda Pele em 2022.
De acordo com a organização do Festival, esse foram quase 400 inscrições para o Festival e Segunda Pele, série que eu dirigi, produzi e editei, está concorrendo ao lado de outras 9 outras webséries de várias partes do mundo na categoria "Internacional". Em disputa estão os prêmios de "Melhor Diretor", "Melhor Roteiro", "Melhor Edição", "Melhor Trilha Sonora", "Melhor Interpretação" e o "Grande Prêmio do Juri".
O nível das produções está cada ano melhor. Há nitidamente uma evolução do formato que hoje está no mesmo nível das produções cinematográficas e televisivas tradicionais, por isso, estar entre os 10 finalistas já é um grande vitória! Ainda mais quando há o respaldo como o de Joel Bassaget, um importante jornalista e pesquisador que acompanha o formato desde o seu início, há mais d duas décadas.
Conversei com ele durante o evento. Além da série, falamos muito sobre o universo das webséries e suas possibilidades.
Comments